ALEXANDRO

TEXTO PESSOAL
A Engenharia Civil possui uma área ampla de atuação profissional, é comum os engenheiros civis ocuparem espaços que a princípio, não teriam uma ligação direta com as atividades tecnológicas da Engenharia. Podendo atuar, em obras, escritórios de engenharia, bancos, funções executivas etc..,  destacam-se por causa do raciocínio lógico e da facilidade para resolver problemas a todo momento. O profissional possui perfil múltiplo dando-lhe a probabilidade de se adaptar a varias funções.
Com a copa do mundo sediadas no Brasil o mercado profissional esta aquecido, necessitando reformar e construir, prédio, estádios, hotéis, aeroporto para atender as demandas, alem do crescimento do país haverá um grande crescimento na área da engenharia civil.
Quem não conhece a profissão do Engenheiro Civil associa apenas à construção de prédios, pontes, casas. Porém tem tantas direções a seguir que, quando se depara com crises em determinado setor, tem-se para onde correr e buscar novas oportunidades. A engenharia é uma área a qual se tem uma enorme interação em tudo o que se estuda e, por fim, em tudo que poderemos fazer profissionalmente.

José Alexandro Ferrari
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TEXTO DESCRITIVO ANALÍTICO

Fundações


Na aula de Construção Civil a Profª. Rosa falou sobre fundações:
Fundações são elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia, a qual deve ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Elas podem ser diretas rasas, diretas Profundas e Fundações indiretas.
As fundações diretas rasas (edificação com 2 subsolos, apoiado a 7m abaixo do nível da rua) podem ser, Blocos e Alicerces são elemento estrutural ligados através de vigas baldrame, onde os esforços de compressão são absorvidos pelo próprio material do bloco; As sapatas são elementos de apoio de concreto armado, possui menor altura que os blocos, não trabalham apenas à compressão simples como os blocos e resiste principalmente a flexão, podendo esta assumir praticamente qualquer formato em planta, sendo mais freqüente a corrida, isolada, associada e alavancada. Radiers são quando todas as paredes ou todos os pilares de uma edificação transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata.
As fundações diretas profundas (solo compatível com a carga da edificação se encontra a mais de 3m) podem ser: Tubulões são elementos estruturais da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão.
Fundações indiretas (são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais); Brocas executadas “in loco” são feitas por perfuração no terreno com o auxílio de um trado (15 a 30 cm); Estacas consiste no enterramento das estacas com um equipamento chamado bate-estaca, que suspende um peso (o maço) e o deixa cair sobre a cabeça da estaca, enterrando-a um pouco em cada batida, a estaca pode ser de madeira, metálica, aço, concreto e moldada in loco.
Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação. Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso.  

José Alexandro Ferrari

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TEXTO INSTRUMENTAL


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Pelo presente, de um lado, Carlos César , Brasileiro, Casado, Comerciante, CPF nº 021.055.125-54, Cédula de Identidade RG nº 22.550.130 SSP/SP, residente e domiciliado na Rua João Antonio , nº225,  Bairro Jardim Universitário, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo, de ora em diante chamado simplesmente de PROPRIETÁRIO e, de outro lado, José Alexandro Ferrari, Engenheiro Civil, autônomo, residente na Rua Teofilo Corsi, nº 70, Jd. Pedro Corsi, na cidade de Espirito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo, inscrito no CPF sob nº 203.404.458-20 de ora em diante chamado simplesmente de Contratado, têm como justo e contratado o seguinte:

1º - O PROPRIETÁRIO desejando Construir um prédio sito na Humberto Cesar Carrara, nº325,  Bairro Jardim Das Flores, nesta cidade, ajusta com o ENGENHEIRO a execução de projetos, acompanhamento técnico, auxilio na compra de materiais e contratação da mão de obra, além das atribuições legais, em todas as suas fases e verificar o andamento da obra para a construção de um prédio residencial mediante as cláusulas e condições deste instrumento.
2º - A execução do  projeto, descrito na cláusula 1ª deste instrumento, será pelo preço certo de R$ 20,00 (Vinte reais),  o metro quadrado de construção, a qual terá 200,00m², perfazendo R$ 4000,00 (quatro mil Reais), pagável em 4 parcelas sendo, 1 na contratação e as demais a cada 30 dias.
3º - A execução do  acompanhamento técnico, será pelo preço certo de 1 salário mínimo por mes R$ 545,00 (Quinhentos e quarenta e cinco reais), pagável a partir do ínicio da obra,  mensalmente ate a finalização da mesma ate um prazo máximo de 180 dias para término da obra, sendo assim qualquer atraso na mesma, isenta o proprietário de pagamento da visita técnica nos demais meses.
4º - O CONTRATADO, para a presente, não será responsável, por encargos trabalhistas ou social da mao de obra contratada, ficando isso a combinar entre proprietário e terceira contratada (o empreiteiro), o qual fornecerá por sua própria conta, além do seu trabalho, o pessoal e as ferramentas necessárias.
5º - Fica a cargo do PROPRIETÁRIO o pagamento de todo o material necessário, não respondendo o Contratado perante fornecedores. O contratado somente ficara a cargo da cotação e  compra dos materiais em lojas da preferência do proprietário. 
6º - Fica eleito o Foro desta Comarca, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir as dúvidas que possam surgir na execução do presente contrato.

            E por estarem as partes em pleno acordo, assinam  2 vias de igual teor e forma.

Espírito Santo do Pinhal, 21 de Setembro de 2011



Carlos César                                                    José Alexandro Ferrari




TESTEMUNHA                                                       TESTEMUNHA

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TEXTO ARGUMENTATIVO
Piso leva cego até parede e pilastra em estação de trem Cleber Arruda do Agora

As estações Engenheiro Cardoso e Itapevi, da linha 8-diamante (Júlio Prestes/Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), têm caminhos perigosos para os deficientes visuais que dependem da orientação do piso tátil.
As duas paradas foram reformadas em outubro de 2010. Na estação Engenheiro Cardoso, por exemplo, um dos trajetos sinalizados esbarra em uma coluna. Em outro local, o piso termina de repente, sem apontar nenhuma direção. Na Itapevi, quem desce pelo elevador na plataforma 2 (com direção à estação Julio Prestes) e segue o piso tátil para a direita pode bater na parede de uma sala. Já a sinalização para esquerda acaba em um corrimão embaixo de uma escada.
Resposta
A CPTM informou que as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso foram construídas na década de 80 e que os pilares não poderiam ser removidos, mas que a sinalização instalada segue as normas da ABNT.
De acordo com a companhia, o piso tátil não foi feito em volta do pilar porque tem de ficar a uma distância segura da plataforma.
A CPTM informa que a barra de ferro é um corrimão direcional que indica que a pessoa pode seguir para a esquerda ou para a direita.
Nem o corrimão nem o pilar, afirma a empresa, diminui a segurança.
A companhia diz que irá reforçar a sinalização e corrigir uma falha no piso que leva o deficiente até uma sala em Engenheiro Cardoso.
As obras entre Itapevi e Amador Bueno devem terminar em 2012.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u982690.shtml


Tátil é um meio de comunicação dirigido a pessoas portadora de deficiência visuais, manifestada por informações em braile, em alto e baixo relevo, e superfície com texturas diferenciadas.
A sinalização tátil no piso pode ser do tipo de alerta ou direcional. Ambas devem ter cor contrastante com a do piso adjacente, e podem ser sobrepostas ou integradas ao piso existente
Alem do perigo que se tem neste caso é o desrespeito com o deficiente, o qual deveria se sentir seguro com a adaptação. O problema é a colocação dos pisos táteis sem consultar a norma.
De acordo com a NBR9050, em plataformas de embarque deve-se ter sinalização tátil de alerta junto ao desnível, aparentemente esta correto!
Na sinalização tátil de alerta e direcional, o qual deveria indicar o pilar no caminho, leva a pessoa a colidir com o mesmo. No caso onde o piso termina de repente, sem apontar direção a norma diz que “quando houver mudança de direção entre duas ou mais linhas de sinalização tátil direcional, deve
haver uma área de alerta indicando que existem alternativas de trajeto”, e isso não ocorre! Para o piso que termina numa parede a norma não diz nada, pois com o mínimo de bom senso nenhum caminho deveria terminar no nada, de frente com uma parede, ou será que deveria ter uma placa dizendo...caminho sem saída?
A resposta da companhia de que o prédio seria antigo não convence, pois se houve uma reforma algo deveria ser feito para resolver o problema, como desviar o pilar para o lado oposto a plataforma. Se possuir alguma sala no local a mesma deveria ser diminuída. A partir do momento que a empresa admite corrigir falha e melhorar a sinalização ela assume o erro.

José Alexandro Ferrari
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