WILLIAM

TEXTO PESSOAL


Eu, Wiliam Adriano Ferreira; tenho trinta e dois anos, nascido em Itapira no dia 07/04/1979, atualmente estudante de engenharia civil 4ºsemestre, casado há dois anos e nove meses com Gisele Ap. Avelino Ferreira; meu alicerce: dá só uma olhada, ela até carrega meu sobrenome.
 
Meu primeiro emprego foi em uma casa de material de construção; foi daí em diante que eu comecei a gostar desta área de construção civil, eu só tinha treze anos. Fiquei nesta empresa dez anos e foi amor á primeira vista.
Tive muitas experiências; mas não tive tanta alegria e desejo quanto nesta área atualmente, neste meio tempo eu consegui terminar o curso de Edificações  e há quase três anos eu voltei na área que nunca deveria ter saído: construção civil.
Hoje eu trabalho em uma empresa chamada Cristália em Itapira, ela é uma indústria farmacêutica de grande porte. Lá conheci muitas pessoas, como nosso Ex-Presidente da República.



 Minha profissão é apontador de obras; onde eu recebo os materiais, confiro as notas e vejo a execução da obra com seu cronograma e qualidade de serviços.
Já participei da execução de várias obras de grande porte dentro da empresa onde trabalho diariamente;  sendo elas todas voltadas na área farmacêutica:  tive contato direto nas obras do D.N.P, Citostático, Pintura interna e externa de toda a Fábrica nova, obra de uma fábrica de uma Biotécnologia.


Obra Biotécnologia




E hoje estou com a obra de uma farmoquímica.
Colocação de concreto nas colunas.
Estrutura metálica (obra Farmoquímica).





Esta é uma obra que vai ser a revolução em termos de construção dentro da nossa empresa; com suas fundações em tubulões de 8m de profundidade e a execução da parte estrutural é em estrutura metálica, enfim, uma maravilhosa obra.     
Colocação das placas aveolares.



_________________________________________________________________


TEXTO DESCRITIVO ANALÍTICO

Aula da professora Rosa – Materiais para construção.
No dia vinte e três de agosto de dois mil e onze nossa professora Rosa due uma aula muito interessante para nossa área de construção civil. Ela explicou muitas coisas ligadas nesta área sendo elas: as sondagens e suas finalidades; quais as fundações que existem, os impermeabilizantes e sua finalidades nos alicerces, quais são os tipos de tijolos e suas colocações.
Tivemos muitas dúvidas em relação a aula dada e ela com sua calma nos explicou orientando suas melhores execuções; tudo dentro das normas estabelecidas, pelo órgão CREA.
Enfim, uma aula muito proveitosa que deu para esclarecer muitas incertezas em relação a construção civil.   


_______________________________________________



TEXTO INSTRUMENTAL

Memorial Descritivo é um documento que deve estar presente na maioria dos tipos de projetos.
Os projetos de engenharia, arquitetura ou de outras ciências devem conter em um documento todo o detalhamento do projeto realizado.
Esse documento é chamado de memorial descritivo do projeto e, dentre inúmeros outros tópicos, pode conter:
  • conceituação do projeto;
  • normas adotadas para a realização dos cálculos;
  • premissas básicas adotadas durante o projeto;
  • objetivos do projeto;
  • detalhamento de materiais empregados na obra ou no produto;
  • demais detalhes que pode ser importantes para o entendimento completo do projeto;
É válido lembrar que o memorial não é; e nem planeja ser, o projeto em si. O memorial tem o objetivo de contar pormenorizadamente todo o projeto em desenvolvimento.


MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO.


LOCAL:               Rua Domingos Ghezzi, 32

                               Vila Figueiredo - Itapira – SP


CÓDIGO:             005.014.455.455.25

PROPRIETÁRIA: Gisele Aparecida Avelino Ferreira.        

PAREDES: Em tijolos comuns de barro, assentados com argamassa mista, com fundações diretas em baldrames, nas dimensões constantes no projeto.

FORRO: O forro é de laje pré-moldada com blocos cerâmicos.

ESTRUTURA DO TELHADO: Estrutura de madeira, com tesouras e executada em forma de treliça que recebe cobertura com telhas paulistas.

REVESTIMENTO: As paredes são rebocadas interna e externamente com uma demão de argamassa mista. Nos banheiros e cozinha, azulejo até o teto.

PISO: Serão executados com piso cerâmico.

ESQUADRIAS: As portas e batentes são de madeira de lei, vitrôs basculantes e de correr e venezianas em chapas metálicas.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRO-SANITÁRIAS: Todas as tubulações elétricas e hidráulicas são embutidas.

VIDROS: São do tipo blindex de 3mm, assentados com massa de vedação em todos os caixilhos existentes.

PINTURA: Paredes com tinta lavável e base de látex tanto interna como externamente, as esquadrias são pintadas com esmalte sintético.
Itapira, 29 de Setembro de 2.011.
_______________________________                                                _____________________                Gisele Aparecida Avelino Ferreira                                                            Wiliam Adriano Ferreira.   PROPRIETÁRIA.                                                                                               Responsável Técnico.


Um projeto contém várias fases de desenvolvimento. Podemos reconhecer três fases aceitas por diversos modelos de referência. A seguir, breve resumo dessas fases.
Onde se encaixa o memorial descritivo do projeto?
A PRIMEIRA é o pré - desenvolvimento, que engloba todo o planejamento estratégico da empresa e o planejamento do projeto em si.
A SEGUNDA FASE é o desenvolvimento do projeto. Aqui, temos a definição do conceito do produto e também o projeto detalhado. Após o projeto, há a necessidade de realizar toda a preparação para a manufatura, a produção do produto e seu lançamento.
A TERCEIRA e última fase diz respeito ao encerramento do ciclo de vida do produto. Há a necessidade de acompanhar todo o processo de venda e pós-venda e ainda cuidar da retirada do produto do mercado.
Os memoriais descritivos devem ser realizados entre o término do projeto e o início da produção, da construção ou da manufatura do produto. A função do memorial será então, auxiliar toda a compreensão do projeto para todos os interessados no produto.
Os interessados são a empresa que fabrica o produto, os clientes e todas as pessoas envolvidas durante todo o processo de desenvolvimento. E como empresa; podemos incluir os engenheiros responsáveis pelo projeto, a diretoria, o marketing, os acionistas, enfim, todos que de alguma forma estão ligados com o projeto. O memorial descritivo também tem o poder de alinhar todo o conhecimento e informação entre os envolvidos no projeto.
Agora que já sabemos onde o memorial descritivo se encaixa, podemos detalhar um pouco mais o conteúdo de cada memorial e sugerir modelos para cada diferente área.
Como exemplo, um memorial descritivo de uma obra de construção civil deverá conter: localização da obra, proprietário, detalhe de cada etapa da construção, como fundação, estrutura, alvenaria, acabamento, etc.
Para saber mais, acesse o menu e veja modelos de memorial descritivo, de produtos, para arquitetura, obras e construções.
http://www.memorialdescritivo.com/

____________________________________________________________________

TEXTO ARGUMENTATIVO

Parede de escola desaba e chão de banheiro afunda.
A parede desabou na manhã desta terça-feira, (13). No momento havia aula na escola.
Por Portal Lagartense.
Uma parede da Escola Monsenhor Jason Barbosa Coelho, localizada no povoado Várzea dos Cágados, desabou na manhã desta terça-feira, (13). No momento os alunos estavam na escola, mas ninguém saiu ferido. Além de a parede desabar, o chão do banheiro afundou. A Escola Monsenhor Jason Barbosa Coelho possui três salas de aula, 131 alunos e atende da educação infantil à 5º série.




Segundo a diretora da escola, Silvania Menezes, na última reforma, que segundo a mesma aconteceu na gestão municipal passada, o banheiro foi construído em cima de uma fossa que foi mal aterrada. A diretora contou que na manhã desta terça-feira, (13), durante a aula, percebeu que havia uma rachadura no banheiro. Ela resolveu então liberar os alunos, e momentos depois a parede do banheiro cedeu. A diretora com o auxílio de funcionários acalmou os alunos e os liberou em ordem e aos poucos. “Os alunos ainda estavam no pátio da escola quando a parece do banheiro caiu.”, disse Silvania Menezes.
 
Já havia o projeto de reforma para a escola e que deveria começar em novembro deste ano, mas com o acontecimento, o Secretário de Educação, Cleverton Oliveira, e o Secretário de Obras, Pedrinho Correia, já autorizaram para que a reforma comece nos próximos dias.
As aulas retornarão na segunda-feira e acontecerão no Povoado Brejo.











 















Como podemos avaliar em fotos desta reportagem, está se tornando normal este tipo de acontecimento dentro da construção civil.
Toda obra sendo ela nova ou uma simples reforma, tem que ter um responsável técnico para sua execução; que forneça A.R.T. ,  se responsabilizando pela obra.
Pela falta de comprometimento dos órgãos públicos na manutenção e na execução da obra da escola; a parede desaba e o chão afunda; o que poderia ter causado um dano maior não só financeiro, mas também físico por sorte não tinha ninguém no local.
O banheiro foi construído em cima de uma fossa; não sendo feita sua execução correta com a fundação adequada; não tendo a compactação mecânica com isso o banheiro teve movimentação causando rachaduras e vindo a ruir.
O secretário da educação esperou cair, para depois liberar a reforma. E Brasil... 
http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=5206






▲ Topo